7 de dezembro de 2010

VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA

05/12 - 17,80 kms; 1:41:22; 82% bpm
Mais um tópico especial para falar agora da Volta Internacional da Pampulha.
Em 2004 tinha me programado para participar dessa prova, mas infelizmente faltando uma semana para a prova sofri uma grave torção do tornozelo e o sonho de conhecer e correr essa prova foi adiado. Fiquei 6 meses afastado das corridas em recuperação.
Passado os anos nunca mais programei correr essa prova, pois costumo no mês de dezembro a entrar em ritmo de férias, as principais provas já passaram e é hora de começar a fazer um balanço de como foi o ano e de traçar as metas para o próximo ano.
Porém esse ano apareceu uma nova oportunidade. Alguns amigos foram participar da prova e decidi em cima da hora que iria participar junto com eles dessa festa.
Dia da prova - amanhece o dia. Logo cedo já dá para termos uma noção do que nos esperava, calor, sem nuvens no céu e o sol já mostrando sua força.
Fomos até a Lagoa da Pampulha, local da prova.
Preparado para a Volta da Pampulha
Aproximadamente 12.000 atletas na prova, todos muito animados e preocupados com o forte calor que enfrentariamos durante a prova. Maioria dos atletas buscando as sombras de algumas árvores da Lagoa até a hora da largada.
Encontro muitos amigos de Curitiba, algumas fotos, conversas, dicas e expectativas.
Largada ao som da música do Esporte Espetacular, da Globo, e aquele mar de gente começa a prova. Um detalhe que poderiam repensar, é o horário da largada 9:15 é muito tarde para uma cidade tão quente.
Começo a prova no meu ritmo. Tinha a pretensão de correr metade da prova em ritmo mais forte e depois ir dosando, pois não sabia como me sentiria correndo numa temperatura tão elevada.
Era muita gente pelo caminho e muitos que largaram lá na frente, talvez em ritmo forte demais, começavam a diminuir, o que acabava atrapalhando quem vinha mantendo ritmo pois tinha que fazer quase que um zig zag para ultrapassar esses atletas.
A estrutura da prova muito boa, agua gelada, gelo e isotônico pelo caminho.
Passei o km 10 acima do tempo previsto, tentar correr mais forte com tanta gente pelo caminho era impossível. Claro tem os cortadores de calçada e grama, que conseguiam passar rapido, mas sou da opinião, Corrida de Rua é na Rua.
Muito legal ver uma multidão lá no outro lado da Lagoa e ao olhar para tras, para o outro lado, uma outra multidão.
Até comecei comparar a Pampulha com o Barigui, meu local de treinos, porém não na mesma proporção, fiquei imaginando se o lago do Barigui tivesse aquele tamanho que maravilha seria fazer os treinos longos por ali.
No km 14 comecei a sentir um pouco e calor, mas mantive o ritmo. Comecei a lembrar de 2004, minha lesão e fim do sonho da época de correr a Volta da Pampulha. Me animo ao pensar que passado os anos ali estou eu, prestes a completar a prova e finalmente levar para casa a minha medalha da conquista da Volta da Pampulha.
Voltando aos kms, começo a encontrar muitos atletas deitados pelos cantos, passando mal, muitas ambulâncias e equipes de emergência se deslocando para atendê-los. Não dá para saber ao certo se foi falta de preparo, temperatura ou simplesmente um dia ruim, mas fica um alerta a todos, esteja bem preparados, não queira correr acima do seu limite, respeite e escute seu corpo, se precisa pare. Corrida é para a toda.
Nos últimos kms você tem contato com o público, moradores ali da região que ficam na torcida e que ajudam a renovar as energias.
Sigo meu ritmo até final, o calor já não importava mais, queria era ver o pórtico de chegada e fazer a festa, mais uma conquista.
Completo a prova, pelo meu GPS em 1:44:30, depois fui saber que tinha ligado ele no tapete da chegada e não no da largada. No resultado oficial meu tempo foi 1:41:22, tempo muito bom para quem não tinha essa prova como objetivo e encarou o forte calor.
Feliz por ter completado e conhecido mais uma das grandes provas do Brasil, medalha no peito, hora de descansar e voltar para casa.
Me despeço em grande estilo das provas de 2010 em busca de meu objetivo principal o Desafio do Pateta.
Muitos amigos, muitas conversas, muitas alegrias. Parabens Galera!!
Queria agradecer ao pessoal do SESI pela oportunidade, aos novos amigos que fiz nessa viagem, que até então conhecia apenas nas corridas e a todos  que mandaram mensagens de incentivo.

Valeu galera!! Bora treinar tá chegando a hora!!!

Equipamentos utilizados na prova:
- Boné Nike Feather Light
- Camiseta CRCuritib@, customizada Nike
- Calção Nike
- Tenis Nike Pegasus 27
- Meias Nike Elite Running Quarter
- GPS Garmin Forerunner 310XT

7 comentários:

  1. PARABÉNS LÚCIO:
    + uma conquista
    + uma medalha
    + uma prova cumprida...
    Simbora para seu desafio, estou na torcida e emanando boas energias...
    simbora
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grande Lucio mais um passo para ir a Disney com uma grande preparação.
    ABS

    ResponderExcluir
  4. Ae Lucio, não tenho dúvidas da sua conquista na Disney, mais uma vez parabéns e estou sempre na torcida. Super abraço!

    ResponderExcluir
  5. Rumo a Dysney, Mickey, Pateta, Donald, rumo a alegria.

    ResponderExcluir
  6. Congratulations Lucio!
    You will conquer Disneyland to Curitib@!
    Keep Running 'n Keep The Dream Burning!

    ResponderExcluir
  7. Firme na preparação aí, Lúcio!
    Estamos torcendo muito por você!

    ResponderExcluir