22 de novembro de 2010

MARATONA DE CURITIBA

Correr uma Maratona é para muitos, completa-la é para poucos.
A prova em si tem seu grau de dificuldade, mas só estará na largada quem mereceu estar ali.
Foram muitas semanas de treinos e dedicação para o grande momento, para encara os 42.195 metros, ou seja, 42,194 kms.
A Maratona de Curitiba é considerada a mais dificil do Brasil, devido os atletas encontrarem muitas variações de altimetria pelo percurso e também a variação climática inesperada.
Para esse ano a prova teve algumas mudanças:
  • Horário mais cedo para largada (feminino 06:30 e masculino 07:00), o que ajudou muito aos atletas.
  • Percurso alterado, alguns gostaram outros não:
    • Enquanto a organização da prova afirmava que as mudanças no percurso tornariam a Maratona de Curirtibamenos difícil, os atletas afirmavam que o trajeto piorou. - Gazeta do Povo
    • "Em 2006, quando venci, tivemos o melhor trajeto de todos. Agora, piorou muito, com mais subidas longas e o mais um viaduto" - Adriano Bastos
  • Kit lastimável - mas já foi muito comentado na comunidade do Orkut e sites de corrida, então nem vou comentar mais.
Vamos a Prova -
Esse ano meu objetivo não era correr a Maratona de Curitiba, mas em conversas com o treinador Leandro decidimos usa-la como treino. Correria parte da prova, com ritmo e bpm controlados até onde onde conseguisse mantê-los tranquilamente. Completa-la não seria o objetivo inicial.
Acompanhei a largada do feminino, torcendo e desejando boa sorte a todas as amigas corredoras.
Começam os aquecimentos e vamos para a largada.

Km 6 - ao lado Paulo e fundo Ademir
Começo a prova muito bem num ritmo tranquilo.
Até o km 7 fica um pouco tumultuado, são muitos atletas correndo lado a lado, dali em diante ruas mais largas, mais espaço e cada um faz sua corrida.
Fiz até metade da prova junto com os amigos Fabyano e Ademir que estavam correndo no mesmo ritmo, e assim fomos atravessando ruas e bairros de Curitiba. Comentavamos que a maior dificuldade do percurso são as retas intermináveis com variações de subidas e descidas e que o melhor da prova seria quando começassemos a voltar.
Passado os 25 kms mantive meu ritmo e me distanciei, fui fazendo minha prova, o que estava acostumado a fazer nos treinos.
Como já comentei a variação climática em Curitiba muda rapidamente e o sol apareceu, aumentando a temperatura rapidamente. Peguei essa variação bem na entrada da Brasilio Itibere (aprox. km 26), vinha uma descida longa porém sem muita opção de sombras pelo caminho.
Assim segui junto com vários atletas até o km 28 veio a Marechal Floriano, um dos trechos bem chatos da prova, pois é uma longa reta, com subidas e descidas, viaduto e um trecho de vai e volta, é ruim você ver atletas voltando em quanto você ainda está indo e sabe que tem que ir mais além para fazer o retorno.
Chego no km 30, olho para o cronometro e vejo que consegui manter o que tinha planejado, fechei até ali em 03:12 hrs, achei muito bom o tempo, porém começava a sentir o calor. Pensei já está cumprido o treino, agora volto ou continuo?
Resolvi continuar, pois voltar também seria ter que ir para algum lugar, porém decidi me poupar revezando os kms entre corrida e caminhada, nessa hora já estava pensando novamente nos treinos que teria que encarar na semana.
Muitos atletas já sentiam o cansaço, dificil era ver alguém correndo por muito tempo, a maioria também optou em caminhar e era quase que um zig zag em busca da sombra de alguma árvore.
Vem o trecho Jardim Botânico, faltando aproximadamente uns 4 kms, dá para ver a animação do pessoal, todos voltam a trotar, alguns tentam, e vem a troca de incentivo entre os atletas "tamo chegando". Para mim 4 kms representam pouco mais de 1 volta no Barigui, local preferido de treino, mas depois de 38 kms fica difícil pensar na beleza do Barigui. Mas sigo trotando até o km 41, de lá temos a visão do pórtico de chegada parece uma miragem ao longe, hora de apertar o passo, gastar o resto das energias e completar a prova.

km 40,5
Passo muitos atletas nesse último km, encontro vários amigos seguindo para a chegada.
Encontro minha esposa Maura no km 42, hora da emoção de encontra-la e lembrar de tudo que muitas vezes deixamos de lado para poder seguir uma rotina, uma planilha de treinos, em busca de um sonho.
Mais para frente meus amigos da Equipe CRCuritib@, todos gritando meu nome, hora do tapinha na mão, fotos, pegar energia dessa galera para correr os 100 mts. finais.
Terminei a prova em 04:39 hrs., tempo não importava, queria era chegar inteiro, sem dores, pronto para outra no outro dia...rs...
Pós prova na Tenda da nossa Equipe CRCuritib@ em parceria com a EquiPiazza GBRun, com direito a lanche, massagem e muitas histórias para contar.
E assim foi minha 7ª participação na Maratona de Curitiba.

Equipamentos utilizados na prova:
- Tenis Nike Moto 7
- Meias Nike Elite Running Quarter
- Boné Nike Feather Light
- Calção Nike
- Camiseta CRCuritib@, customizada Nike
- GPS Garmin Forerunner 310XT
- Polainas de Compressão Flets


Junto com Henrique Artico, atleta CRCuritib@/Nike, promessa no Atletismo.

3 comentários:

  1. parabens pela conquista,maratona é algo inexplicavel,sofrido e com otimo gosto no final,só quem participa sabe,pelo menos para nós amadores,valeu abraçççoossssss e bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lucio por terminar tão bem a Maratona. Isso prova que sua dedicação está valendo a pena. Continue fazendo seus treinos pois o desafio maior ainda está por vir. Bons treinos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lúcio,
    è gratificante terminar uma Maratona, e eu estou feliz por fazer parte da CRCuritib@ e ter conseguido correr minha 1ª Maratona, estou seguindo seu blog e conferiando seus treinos e post´s para o desafio, torcendo por vc...
    Parabéns!!!
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir