6 de novembro de 2010

SOBRE OS TREINOS

Treinar para uma Maratona é mais difícil do que a própria Maratona.

A dificuldade maior da Maratona são os treinos para ela. São muitos kms percorridos, muitos dias de treinamentos, musculação, etc... é preciso muita dedicação para conseguir terminar bem uma Maratona.

Nesse tempo que participo das corridas sempre fui digamos um autodidata dos meus treinamentos, sempre lendo revistas, sites e matérias sobre corrida, buscando seguir as principais recomendações. Também por ter contato com muitos amigos corredores e treinadores, sempre tive opiniões e dicas importantíssimas sobre a corrida.
Sempre segui uma rotina de periodizar meus treinamentos, seguindo um período de base no começo do ano, rodando muito mais tempo do que distância, partindo para treinos mais específicos para a metade do ano. Sempre atingi os resultados esperados na metade do ano chegando as minhas melhores marcas nos 10 kms nesses períodos. Na verdade, nunca me preocupei com tempos nas provas, se conseguir baixar o  tempo ta bom, se conseguir terminar uma prova bem, voltando a minha rotina (trabalho, treinos, etc...) no próximo dia normalmente melhor ainda.
Muitos podem achar isso estranho ou mesmo questionar se o treinamento não fica sem objetivo, etc... mas vejo que com o passar dos anos os pensamentos vão mudando.
Não quero só correr, quero poder correr minha vida toda. Quero fazer minhas corridas de forma tranqüila, me divertir, ter saúde.
Da metade do ano volto a rodar os famosos longões, voltando a especificar os treinos para as provas longas como a Maratona de Curitiba que sempre é realizada em Novembro.

Maratona de Curitiba
Passada a Maratona tenho meu período de descanso e com a virada do ano inicia-se um novo ciclo.
E assim foram nesses 7 anos, rodando muitos kms tendo no currículo apenas 2 lesões mais sérias que me deixaram afastado dos treinos/provas por alguns dias.

Para o Desafio resolvi mudar. Já vinha numa base boa esse ano, tendo mantido minha rotina de treinamentos como sempre fiz todos os anos, porém a mudança seria nesse período de preparação para a Maratona, agora o foco principal já não é a prova em Curitiba, mas o Desafio do Pateta na Disney.
Como vocês conheceram um pouco nas postagens anteriores o Desafio consiste em participar de uma Meia Maratona no Sabado e da Maratona no Domingo.
Para mim será realmente um desafio, pois não me lembro de já ter corrido ou participado de algo assim antes, então a convite do amigo Leandro da HP Sports, que também orienta os amigos Hugo e Marina que estarão participando das provas na Disney, resolvi fazer um treinamento bem específico para esse tipo de prova.
Meus objetivos como sempre não serão tempos, mas terminar as 2 provas bem, podendo aproveitar muito bem toda a viagem.

Após as primeiras conversas com o treinador sobre os objetivos e como seriam os treinamentos, começamos os trabalhos na metade do mês de Agosto (lembrem que já vinha de uma boa base desde o começo do ano, não vão se aventurar em querer começar um Desafio desses sem nenhuma base, em um curto período de tempo).
Passado alguns dias do início do treinamento e após participar de uma Meia Maratona Cross Country comecei a sentir umas dores abdominais. É estranho mas qualquer dorzinha por mais leve que seja já começa a preocupar e você já começa a pensar em todo o planejamento que fez, se dará para continuar. Enfim, foi quase 1 mês entre idas e vindas de médicos, exames, benzedeira, até que a dor sumiu. Para o médico se tratava de espasmos no intestino, para fisioterapeuta era uma distensão, para a benzedeira uma rasgadura, não posso dizer quem está certo ou não, pois fiz tudo o que recomendaram e a lesão sumiu. O bom que consegui manter os treinos mais leves nesse período, então o condicionamento não foi atrapalhado.

Recuperado voltei aos treinos em Setembro, e então agora vou começar a relatar para vocês como estão sendo os treinamento para o Desafio do Pateta, contando das dificuldades, kms rodados, tempos, expectativas e tudo mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário